Ativo intangível

Ao longo das atividades, a empresa adquire um ativo intangível e com isso, é atribuído a ela um valor agregado. Esse ativo muitas vezes não é avaliado na hora de uma venda ou divisão entre os sócios. Mas saiba, sua empresa pode valer muito mais do que você imagina.

Em primeiro lugar, é preciso explicar o que é um ativo intangível. Ele pode ser dividido em quatro segmentos: marca, propriedade intelectual, pesquisas e patentes. Um exemplo bem comum de ativo intangível é um software: uma tecnologia que pode valer muito, mas não necessariamente está presente no estoque da empresa. Já outro exemplo, é o da Apple que já foi considerada a marca mais valiosa do mundo e com valor 12 vezes maior do que o seu ativo tangível, ou seja, os bens físicos da empresa.

Ativo intangível representa maior parcela do valor das empresas

Um estudo realizado no final de 2018, o Intangible Asset Market Value Study, mostrou que em 1975 cerca de 83% do valor das empresas era composto por ativos tangíveis e apenas 17% por ativos intangíveis. De lá para cá ocorreu uma inversão e os intangíveis passaram a representar 85% do valor das empresas que fizeram parte da pesquisa. Algumas das causas deste resultado são a ascensão das empresas de tecnologia, como as startups, e as investidas das grandes dentro da indústria 4.0.

No nosso escritório, já tivemos uma situação que representa bastante esse cenário: após a avaliação do ativo intangível, um cliente vendeu a sua empresa por um valor sete vezes maior do que era proposto e considerado no início da negociação.

No entanto, vale ressaltar que reconhecimento e valorização só é possível desde que a empresa tenha seu ativo devidamente protegido, seja ele uma marca, patente etc. Sem proteção, o seu negócio pode estar em  risco e você perder a chance da sua empresa ser avaliada de forma justa.

Quer saber mais sobre o passo a passo para registrar a sua marca? Clique aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *