WIPO – 51 anos

A WIPO (World Intellectual Property Organization), também conhecida como OMPI (Organização Mundial de Propriedade Intelectual), é uma organização criada em 1961 para discutir, aprimorar, e difundir conhecimentos sobre propriedade intelectual ao redor do mundo, composta por 191 países membros e parte integrante das Nações Unidas. Com sede em Genebra (Suíça), também possui escritórios em outros países, dentre os quais o Brasil, que passou a integrar o órgão em 1975, e cujo escritório externo fica na Cidade do Rio de Janeiro.

Sua missão é desenvolver um sistema de propriedade intelectual efetivo e equilibrado, capaz de permitir que os benefícios da propriedade intelectual sejam alcançados por todos. Dessa forma, a WIPO coloca à disposição para consulta e estudos, uma série de informações relacionadas aos mais diversos temas da propriedade intelectual, tais como, banco de patentes internacionais de dos países membros do PCT (Patent Cooperation Treat), bem como das marcas protocoladas através do sistema do Protocolo de Madrid.

A WIPO também oferece constante aprendizado, muitas vezes em parceria com órgãos nacionais responsáveis pela proteção da propriedade intelectual, através de cursos, workshops, textos e cartilhas, além de vídeos e informações estatísticas sobre a proteção da propriedade intelectual ao redor do mundo.

Próxima Conferência Internacional

Em sua próxima conferência internacional, marcada para outubro/2018, terá como tema o entendimento e respeito pela propriedade intelectual, através da criação de um ambiente capaz de estimular a inovação, bem como integrar a legislação, cultura, tecnologia e negócios.

Quer saber um pouco mais sobre o papel da WIPO na inovação? Assista o vídeo.

[avs_toc]

    Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

    0 respostas

    Deixe uma resposta

    Want to join the discussion?
    Feel free to contribute!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.